O que é importante quando nos deparamos com uma crise?

A primeira ação é organizar a casa; para isso, a maior competência é a proatividade aliada ao planejamento. Muitos profissionais acham que na crise é hora de parar ou de reclamar, onde neutralidade significa apatia.

Em tempos de crise, a eficaz utilização do tempo se traduz em fazer mais com menos otimizando os recursos; isso concretizará a eficiência, o que é bem valioso em tempos de crise. Tudo o que se deseja é economizar e gerar mais negócios e resultados; independente do setor, esse é um comportamento profissional que leva ao sucesso.

Planejamento: agir no presente conectado a visão de futuro é uma prática que garante a identificação e utilização das oportunidades, que estarão disponíveis para um profissional que enxerga além da crise.

Para que um profissional descubra as oportunidades, é importante ter tempo para analisar o mercado, a concorrência e o cliente (interno e externo), sem entrar no automatismo da rotina ou do medo de manter o que se tem na crise.

Uma crise sempre movimenta e o profissional poderá escolher qual movimento desenvolverá, de temor ou de inovação. Inovar é utilizar a criatividade para gerar melhores resultados e o temor, bem, ele gera apatia.

Acredito que você, como profissional, queira inovar, produzindo melhores números e eficiência, criando negócios e satisfazendo o cliente e a si mesmo.

Identificar o que é valor para o cliente interno/externo pode acontecer de várias formas, como uma solução customizada, onde ele tenha um cartão exclusivo ou uma agilidade no processo diante da aquisição de produto, taxas competitivas ou a segurança de saber que há uma empresa comprometida realizando o seu sonho, um crédito imobiliário.


Todas essas experiências têm um valor muito importante para o cliente e cabe ao profissional identificá-las e gerar um relacionamento sustentável ao atender esse valor. Relacionamentos sustentáveis nos momentos de crise geram boas alianças e espaços para novos negócios.

Inovar é comunicar com clareza que toda a equipe tem consciência do que é valor para o cliente e age com congruência e sinergia.

A crise é uma bela oportunidade para destacar valores e agregá-los a carreira, ao negócio, mostrando-os aos clientes e aos acionistas, construindo assim um fator que legitima o sucesso em tempos de crise.

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