Como ter uma boa gestão empresarial

Atualizado: 2 de Jul de 2019


Para gerir uma empresa é fundamental se capacitar e lançar mão de todos os recursos disponíveis no mercado para a assertividade e longa vida da sua empresa. Quanto aos possíveis erros no início, eles fazem parte da sua experiência. As falhas irão acontecer, mas todas servirão para o seu aprendizado para que elas não se repitam. Lembre-se que é muito importante não se deixar abater diante de um problema. Pensando nisso separamos algumas informações importantes para te auxiliar nesta nova empreitada.




O Planejamento é essencial para que tudo corra de acordo com o esperado. Seja atento aos processos para que sejam os mais eficientes possível. Comece da forma correta: estude o mercado, seu segmento e o público-alvo. Até mesmo o cenário econômico no País e de que forma se sobressair aos concorrentes entram nessa pesquisa. Depois que tudo estiver definido, comece um cronograma que vai ajudar a orientar a sua equipe assim eles vão conseguir entender melhor os processos para segui-los a risca. Planejamento e disciplinas são essenciais para o sucesso da empresa.


O controle e a gestão de estoque são pontos fundamentais a serem trabalhados para o sucesso da empresa. Produto anunciado que não é encontrado nas prateleiras é um erro grosseiro. Um produto que acabou e não foi reposto é uma venda perdida. Os funcionários do setor devem estar sempre atentos e prontos para garantir a rotatividade das mercadorias. A falta de um controle de estoque é um impedimento para manter clientes fiéis.


Relacionamento Com o Cliente É o que sustenta uma empresa. Por isso, uma gestão empresarial inteligente gasta um pouco do seu tempo com medidas voltadas para ele. Discuta a abordagem, divulgação de produtos e serviços, atendimento, pós-compra, entre outros temas de profunda relevância para o bom relacionamento com o cliente. Como você pretende fazer a captação de novos clientes? Para a empresa crescer, você deve ir sempre além. Isso quer dizer deixar a zona de conforto e ir em busca de clientes potenciais.


Forme sua equipe privilegiando a boa qualificação, experiência profissional, potencial e postura. Dessa forma, torna-se impossível errar na escolha dos profissionais que irão te acompanhar nesta fase inicial. Outra dica importante é ter ao seu lado apenas aqueles que “vestem a camisa”, que estão dispostos a começar do zero e crescer junto com o negócio.


Seja um líder inspirador e motive seus funcionários. Um chefe não é tão eficiente quanto um líder. Converse com cada membro da equipe para conhecer a todos e descobrir quais tarefas serão melhor executadas por cada um. Estimule o bom trabalho. Profissionais se tornam mais produtivos quando têm seu desempenho reconhecido pelos seus superiores. Esse é um dos segredos de uma boa estratégia de gestão empresarial. Conquiste a confiança do seu time. Você deve se portar como um profissional seguro, ainda que não tenha grande experiência.


Tenha um controle de qualidade rigoroso com os produtos ofertados. Não vincule seu nome a uma prestação de serviço de baixa qualidade. Não é necessário explicar que se existe um ponto que pode colocar tudo a perder é a qualidade do que você está vendendo. Os clientes devem estar sempre satisfeitos para voltarem a comprar.

Cerca de 75% das empresas que recém abrem as portas sobrevivem ao primeiro ano de vida. Isso quer dizer que você deve se dedicar muito neste período crucial. E o controle financeiro deve ter uma atenção extra. A falta de organização financeira atrapalha os negócios. Gerencie datas de pagamentos e recebimentos, notas fiscais, entre outros papéis importantes para manter as contas em dia.


O empreendedor moderno sabe que a tecnologia é o seu braço direito. Ele faz uso de um sistema de gestão empresarial para evitar ao máximo possíveis falhas nos processos. Também entende que a automação oferece agilidade. Um software de gestão empresarial oferece ferramentas úteis para diferentes necessidades de uma mesma empresa.


Estes foram alguns dos mandamentos da gestão empresarial eficiente. Tenha prudência e tome decisões sempre que tiver calculado riscos.

Cultive a política da boa organização na empresa para evitar problemas.


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